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Título: Alinhamento estratégico e programas sociais : uma análise dos relatórios de sustentabilidade
Autor(es): Santos, Valeria Menezes dos
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Responsabilidade social
Responsabilidade social da empresa
Empresas - relatórios de sustentabilidade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: SANTOS, Valeria Menezes dos. Alinhamento estratégico e programas sociais: uma análise dos relatórios de sustentabilidade. 2013. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O tema de Responsabilidade Social Corporativa ganha força no contexto organizacional, deixando de estar restrito ao âmbito da caridade ou filantropia, para se enquadrar no contexto estratégico, como fator fundamental de sustentabilidade das organizações. O presente estudo se propôs a avaliar se as empresas, ao realizarem ações denominadas socialmente responsáveis, estão fazendo de modo que haja um alinhamento entre a estratégia empresarial e as ações de responsabilidade social corporativa. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se um instrumento de pesquisa que está dividido em duas dimensões específicas: Planejamento Estratégico e Controle Estratégico as quais contempla sete variáveis. Cada variável foi avaliada por meio de escala dicotômica, optou-se pelo cálculo de frequência das respostas. A pesquisa teve como população 60 empresas de capital aberto associadas ao Instituto Ethos de responsabilidade social. A análise foi realizada por dados divulgados pelas empresas em relatórios que apresentam suas práticas sociais. Este estudo constatou que as empresas analisadas deram maior ênfase à etapa de planejamento do que à etapa de monitoramento de suas ações sociais. Observa-se que por não ser efetivo o processo de controle das ações sociais, a organização compromete também o planejamento, assim conclui-se que o alinhamento entre as estratégias organizacionais e as ações de Responsabilidade Social foi prejudicado, uma vez que está sendo praticado de forma parcial. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The issue of Corporate Social Responsibility won force on the organizational context, leaving anything other than being located in the field of charity or philanthropy, to frame the strategic context as factor fundamental sustainability of organizations. This study is proposed to assess whether the companies are doing practices called social responsibility in the way that happen alignment between business strategy and practices corporate social responsibility. For achieve the proposed objective we used research tool which is divided in two specific dimensions: Strategic planning and Strategic Control, which includes seven variables. Each variable was assessed via dichotomous scale, opted out for calculation of frequencies of responses. The search had a population of 60 listed companies associated in the Ethos Institute of social responsibility. The analysis was conducted on data released to business reports that introduce their social practices. This study found that companies analyzed had greater emphasis on the planning stage to the stage of monitoring their social practices. Note that the practice or planning of organization had committed, because the control process was not effective, concluded that the alignment between organizational strategy and practices social responsibility was injured, because have been partially practiced.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
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