Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaPaulaRodriguesdaSilva.pdf172,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aderência dos contratos de concessão do setor aeroportuário brasileiro aos padrões contábeis internacionais : um estudo de caso da concessão do Aeroporto de Brasília
Autor(es): Silva, Ana Paula Rodrigues da
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Contabilidade - normas internacionais
Contratos de concessão
Setor aeroportuário
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SILVA, Ana Paula Rodrigues da. Aderência dos contratos de concessão do setor aeroportuário brasileiro aos padrões contábeis internacionais: um estudo de caso da concessão do Aeroporto de Brasília. 2013. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a aderência dos contratos de concessão do setor aeroportuário brasileiro aos padrões contábeis internacionais. A pesquisa teve como base a IPSAS 32 – Service ConcessionArragements: Grantor, sob a perspectiva da concedente, e da IFRIC 12 – Service ConcessionArrangements, sob a perspectiva da concessionária. Trata-se de estudo de caso a partir da concessão do aeroporto de Brasília, com abordagem de pesquisa do tipo qualitativa e coleta de dados realizada de forma bibliográfica e documental. A justificativa para o estudo está no fato de que os contratos de concessão estão entre as novas formas de exploração de infraestrutura em nome do Estado, e que há padrões contábeis internacionais específicos que devem ser observados tanto no âmbito do setor público como do setor privado. A inovação consiste em trazer para análise um caso real de um contrato firmado entre a ANAC e a Inframérica, destacando os critérios de mensuração, reconhecimento e evidenciação adotados. Os resultados mostram que a concedente atende aos critérios de mensuração e reconhecimento estabelecidos pela IPSAS 32, mas não vem divulgando os contratos de concessão em seus balanços e notas explicativas em conformidade com o padrão internacional. Por outro lado, do ponto de vista da concessionária, os contratos de concessão do setor aeroportuário brasileiro atendem ao disposto na IFRIC 12.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons