Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MaisaLimaAmbrosio.pdf416,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gerenciamento de resultados nas demonstrações de instituições financeiras
Autor(es): Ambrosio, Maísa Lima
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Operações de crédito
Instituições financeiras
Gerenciamento de resultados (GR)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: AMBROSIO, Maísa Lima. Gerenciamento de resultados nas demonstrações de instituições financeiras. 2015. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desse trabalho é avaliar se as Instituições Financeiras (IFs) brasileiras utilizam gerenciamento do resultado (GR) ao contabilizar as operações de crédito e as provisões para operações de crédito. A pesquisa será dividida em bibliográfica com o intuito de apresentar o arcabouço teórico sobre GR em IFS, e empírica, onde foram avaliados os dados contábeis dos 20 bancos com maiores redes de agências conforme apresentado no site do Banco Central do Brasil (Bacen). Foram utilizados dados contábeis trimestrais, no período do 1º trimestre de 2014 ao 1º trimestre de 2015, realizando-se análises estatísticas e os modelos desenvolvidos tiveram como base as contas de lucro líquido (LL), operações de crédito (OC) e provisão para operação de crédito (PPOC). Na análise estatística, são empregadas técnicas de correlação e regressão. Foi observado que o usuário comum encontraria dificuldade em observar evidências de gerenciamento de resultados. A principal contribuição do estudo consistiu no desenvolvimento de um possível modelo de gerenciado do resultado através das provisões para operações de crédito. Algumas limitações desse estudo é que o período analisado se refere ao 1º trimestre de 2014 ao 1º trimestre de 2015. A amostra está restrita aos 20 maiores redes de agências. Os modelos foram desenvolvidos considerando especificamente o mercado bancário brasileiro. Foram utilizadas informações acessíveis ao usuário externo, o estudo foi aplicado durante um período de recessão na economia brasileira, quando se mostra mais propenso para o GR. As contas LL, PPOC e OC são os objetos de estudo e os testes foram aplicados pensando no usuário comum da contabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons