Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaMagalhaesVeloso.pdf248,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação confiança e informação entre cliente e fornecedores : um estudo de caso em uma empresa moveleira do Distrito Federal
Autor(es): Veloso, Jessica Magalhães
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Empresas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: VELOSO, Jessica Magalhães. Relação confiança e informação entre cliente e fornecedores: um estudo de caso em uma empresa moveleira do Distrito Federal. 2013. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em um ambiente de competição cada vez mais acirrada, a manutenção da confiança em um relacionamento fornecedor-cliente tem sido considerada uma vantagem competitiva para as empresas. A confiança já tem recebido uma considerável atenção na literatura acadêmica. No entanto, pouco se conhece sobre a interação entre informação e confiança, principalmente no Brasil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo verificar, por meio de um estudo de caso, de que forma ocorre a relação entre informação e confiança entre cliente e fornecedores em uma empresa moveleira do Distrito Federal (DF). Para tanto, foi utilizada uma microempresa denominada Empresa Alfa, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e análise dos documentos da firma. É um estudo exploratório de natureza qualitativa e que utiliza da narrativa como forma de análise. Os resultados demonstraram que a informação quando divulgada de forma tempestiva tem o poder de recuperar a confiança, desde que esta não tenha sido anulada previamente. Ao mesmo tempo verificou-se que a troca de informações relevantes entre a firma e seus fornecedores apenas acontece quando há um elevado grau de confiança na relação. E que para se atingir tal nível de confiança é necessário que se estabeleça um vínculo entre as empresas, o que somente é possível através de um intermediário. Conclui-se, assim, que os resultados obtidos demonstraram uma maior aplicabilidade da relação direta defendida por Tomkins (2001) para descrever a relação entre confiança e informação na Empresa Alfa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons