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dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorPaiva, Denise Freitas-
dc.identifier.citationPAIVA, Denise Freitas. “Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais”: criação artística e realidade periférica. 2015. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Bacharelado em Letras - Português, Monografia em Literatura, 2015.en
dc.description.abstractEste artigo procura analisar os contos “Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais”, de Machado de Assis, a partir dos eixos modeladores da realidade periférica, explicando como esta dinâmica social se interioriza e transparece na estrutura narrativa. Desta forma, o conflito da falta de identidade dos personagens-músicos está diretamente relacionado ao problema da insatisfação criativa. Assim, Machado compõe um ambiente propício para expor a configuração do país que tenta superar as limitações artísticas originadas por suas contradições históricas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAssis, Machado de, 1839-1908en
dc.subject.keywordPersonagens literários - análiseen
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcen
dc.subject.keywordContos brasileirosen
dc.title“Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais” : criação artística e realidade periféricaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-03-17T15:40:07Z-
dc.date.available2016-03-17T15:40:07Z-
dc.date.issued2016-03-17T15:40:07Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12398-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Este artículo busca analizar los cuentos “Um Homem Célebre” y “Cantigas de Esponsais” de Machado de Assis a partir de los ejes formadores de la realidad periférica, explicando cómo esta dinámica social se interioriza y se transluce en la estructura narrativa. De manera que el conflicto de la ausencia de identidad de los personajes-músicos está directamente relacionado al problema de la insatisfacción creativa. Así, Machado compone un entorno propicio para exponer la configuración del país que trata de superar las limitaciones artísticas causadas por sus contradicciones históricas.-
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