Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DeniseVieira_MariaNeves.pdf383,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento das competências organizacionais de um hospital universitário e de suas principais unidades
Autor(es): Vieira, Denise de Sousa
Neves, Maria Lúcia Soares
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Hospitais - administração
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Competências organizacionais
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 22-Nov-2010
Referência: VIEIRA, Denise de Sousa; NEVES, Maria Lúcia Soares. Mapeamento das competências organizacionais de um hospital universitário e de suas principais unidades. 2008. 54 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as competências organizacionais de um hospital universitário e de suas principais unidades. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se revisar conceitos e pesquisas referentes à competência, especialmente, tratar das principais definições sobre competências organizacionais e estudos relacionados ao processo de mapeamento de tais competências. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, entrevista semi-estruturada e questionário. O trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas individuais com quatro diretores do hospital, objetivando identificar as competências organizacionais do hospital e de suas principais unidades. Os dados qualitativos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, 13 competências foram identificadas. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário para os chefes das 18 principais unidades ligadas às diretorias com o objetivo de identificar o grau de importância e o grau de domínio das competências organizacionais, de acordo com a percepção de cada respondente. A partir da avaliação do grau de importância e do grau de domínio, foram calculados índices de prioridade e de desenvolvimento das referidas competências organizacionais. Os dados evidenciam que essas competências possuem graus que variam entre muita e extrema importância, mas sugerem, também, que para algumas competências o grau de domínio varia entre pouco e médio, necessitando de ações da organização no sentido do seu desenvolvimento. As competências identificadas como prioritárias foram: Difundir nova cultura de humanização; Propiciar a infra-estrutura essencial ao funcionamento do Hospital; Oferecer as condições para a prestação de atendimento aos pacientes e Incentivar e promover o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Conclui-se que o mapeamento das competências da Instituição pesquisada é de extrema importância, pois poderão servir como elemento que ajudará a traçar políticas e ações futuras, fortalecendo assim, o processo de apoio para a tomada de decisão objetivando a excelência dos serviços prestados pela Organização.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1244
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.