Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12448
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KatlenDayaneAlvesSoares.pdf279,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Accountability : uma análise comparativa entre os poderes executivo, legislativo e judiciário sobre a divulgação de informações em seus sítios eletrônicos
Autor(es): Soares, Katlen Dayane Alves
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Accountability
Transparência pública
Governo eletrônico
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: SOARES, Katlen Dayane Alves. Accountability: uma análise comparativa entre os poderes executivo, legislativo e judiciário sobre a divulgação de informações em seus sítios eletrônicos. 2013. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ações no sentido de aumentar a publicidade e conseqüentemente a transparência nas atividades da administração pública brasileira trouxeram a tona o termo accountability, palavra que significa prestação de contas, responsabilização, controle e fiscalização dos agentes públicos. Com o objetivo de fortalecer o exercício da accountability no Brasil foram criadas normas e mecanismos para facilitar a participação social nas atividades do governo e nos resultados delas decorrentes. São exemplos desses mecanismos os portais da transparência, criados para viabilizar o acesso via internet a informações sobre execuções orçamentárias e financeiras dos órgãos públicos. O presente trabalho tem como objetivo verificar o grau de divulgação de informações necessárias ao exercício da accountability nos portais eletrônicos dos órgãos e estabelecer com base nesses dados um comparativo entre o nível de evidenciação dos poderes nos âmbito federal, estadual e municipal. Os dados utilizados no estudo foram coletados nos sites eletrônicos dos órgãos selecionados e revelaram que há uma maior divulgação de informações nos órgãos do poder executivo federal. No entanto, o judiciário vem mudando a sua posição, haja vista a melhora no número de informações divulgadas por este poder, principalmente após a publicação da resolução 102/2009 do CNJ.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons