Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandoIgorFreitasOliveira.pdf5,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução e composição das operações diretas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Autor(es): Oliveira, Fernando Igor Freitas
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Empréstimo bancário
Bancos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Fernando Igor Freitas. Evolução e composição das operações diretas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. 2013. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Criado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES veio para suprir a necessidade de financiamentos para projetos estratégicos e de longo prazo. A função oficial do BNDES é promover o desenvolvimento econômico. Observa-se nos últimos anos, de 2008 a 2012, um crescimento de 112% na quantidade de recursos emprestados pelo banco. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é analisar a evolução dos empréstimos do BNDES no período de 2008 a 2012, bem como sua composição e distribuição em uma determinada modalidade de empréstimo – as operações diretas. Para isso, foram coletados e analisados os dados de operações realizadas e fornecidas pelo próprio banco. Os principais resultados encontrados foram que o aumento no número de recursos não está implicando em um aumento no número de empresas contempladas. Também se concluiu que há uma forte concentração de recursos em um número pequeno de empresas, sendo possível perceber, por exemplo, que 50% das empresas receberam apenas 1% dos recursos, evidenciando uma má distribuição dos empréstimos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons