Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarcosMateusMousinhodeSousaRibeiro.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações sociais do curso de Ciências Contábeis : um estudo com discentes da Universidade de Brasília
Autor(es): Ribeiro, Marcos Mateus Mousinho de Sousa
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Representações sociais
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Contadores - estereótipos
Ciências Contábeis - representações sociais
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: RIBEIRO, Marcos Mateus Mousinho de Sousa. Representações sociais do curso de Ciências Contábeis: um estudo com discentes da Universidade de Brasília. 2014. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As representações sociais são as crenças e mitos que surgem acerca de um objeto social. A contabilidade, talvez não muito compreendida na sociedade, é cercada de conceitos e percepções que nem sempre condizem com a realidade. Como importante instituição social, a Universidade deve trabalhar no intuito de que seus estudantes tornem-se agentes de transformação do meio em que atuam. Este trabalho visou analisar as percepções dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sob a ótica da Teoria das Representações Sociais. Baseado na ideia de Durkheim, na qual o indivíduo absorve as representações da sociedade e a molda simultaneamente, foi possível construir uma imagem da contabilidade e do contador na visão dos estudantes. Foram aplicados 78 questionários para os estudantes de Ciência Contábeis da Universidade de Brasília, no qual puderam indicar suas representações. A contabilidade como curso foi indicada, pela maior parte dos estudantes, como desvalorizada, importante e técnica. Já como profissão foi analisada como burocrática, ética e prática. Foram comparadas também as representações dos estudantes do início e do final do curso. Observou-se que os estudantes do início do curso enxergam a contabilidade como complexa para a sociedade, já os do final possuem “obrigação” e “transparência” como representações principais da contabilidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Social representations are the beliefs and myths that arise about a social object. Accounting, perhaps not understood in society, is surrounded concepts and perceptions which are not always in line with reality. As an important social institution, the University must work in order for their students to become agents of transformation in the environment in which they operate. This study aimed to analyze the perceptions of students in Accounting from the University of Brasilia from the perspective of the social representations theory. Based on the idea of Durkheim, in which the individual absorbs the representations of society and shapes simultaneously, it was possible to build a picture of accounting and the accountant in the students' view. 78 questionnaires were administered to students in Accounting Science from the University of Brasilia, which might indicate their representations regarding accounting. Accounting as the course was indicated by most students as undervalued, and important technical. Already as a profession was analyzed as bureaucratic, ethics and practice. Representations of students at the beginning and end of the Accounting course were also compared. It was observed that students at the beginning of the course they see accounting as complex to society since the end have the obligation and transparency as key representations of accounting.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons