Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_WalterRodriguesdeSousa.pdf167,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) : o caso dos servidores da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Sousa, Walter Rodrigues de
Orientador(es): Anjos, Fernanda Alves dos
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Saúde e trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
Universidades e faculdades - administração de pessoal
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 23-Nov-2010
Referência: SOUSA, Walter Rodrigues de. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): o caso dos servidores da Universidade de Brasília (UnB). 2009. 41 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Tendo como tema Qualidade de Vida no Trabalho, esse estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, partindo do princípio de que o atual conceito de QVT é um diferencial competitivo para as organizações, no sentido de manter as pessoas satisfeitas e motivadas com o seu trabalho. Atendendo ao caráter exploratório da pesquisa, a mesma foi realizada junto aos servidores da Universidade de Brasília, tendo em vista o fato de que algumas situações na rotina de trabalho desses servidores não atendem ao conceito de QVT. Diante disso, o objetivo geral é o de identificar quais os fatores na rotina de trabalho dos servidores da Universidade de Brasília têm comprometido a qualidade de vida no trabalho. Para atender a esse objetivo, utilizou-se o questionário como instrumento para coleta dos dados e a amostra foi composta por indivíduos que prestam serviços em áreas diversificadas na instituição, onde foi possível contextualizar algumas situações presentes no dia-a-dia desses servidores. Após apresentados os resultados, os mesmos foram discutidos e analisados qualitativamente, tendo como base, a literatura constante do referencial teórico. Com isso, foi possível tecer, a título de considerações finais, algumas recomendações no sentido de tornar as políticas de saúde e qualidade de vida adotadas pela Universidade de Brasília um mecanismo efetivamente de promoção da qualidade de vida no trabalho dentro dessa instituição.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1249
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.