Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_GilvamJoaquimCosmo.pdf276,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de trabalhadores terceirizados em uma instituição federal de ensino superior
Autor(es): Cosmo, Gilvam Joaquim
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Universidades e faculdades - administração
Terceirização
Data de apresentação: 20-Jun-2008
Data de publicação: 23-Nov-2010
Referência: COSMO, Gilvam Joaquim. Gestão de trabalhadores terceirizados em uma instituição federal de ensino superior. 2008. 52 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O trabalho tem como tema a gestão de trabalhadores terceirizados em uma Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes). Partindo dos conceitos e dos princípios teóricos, foi realizada uma entrevista com gestores do quadro de funcionários da Universidade de Brasília (UnB) com o intuito de identificar aspectos positivos e negativos decorrentes da utilização de trabalhadores terceirizados, na visão administrativa desses gestores, bem como a identificação de dificuldades na gestão desses trabalhadores no âmbito da universidade. O surgimento da terceirização no cenário administrativo, a entrada desse modelo de gestão no serviço público e as implicações decorrentes de sua aplicação em uma organização que lida essencialmente com educação de nível superior são tratados no estudo, notadamente no que diz respeito à importância da parceria entre as empresas contratadas e a universidade e ao choque de culturas organizacionais. O resultado das entrevistas evidenciou aspectos semelhantes aos identificados na literatura, no que tange às vantagens e às desvantagens da terceirização em uma Ifes, além de outros, tais como o comprometimento de trabalhadores terceirizados, a aspiração de serem cumpridas questões relativas à segurança do trabalho, o sentimento da obrigatoriedade de um maior rigor no cumprimento dos contratos e a postura da contratante no sentido de promover uma melhoria para a capacitação de trabalhadores terceirizados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.1251
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.