Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FlavioYonekawa.pdf486,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quebra do paradigma de conformidade contábil fiscal : enfoque histórico
Autor(es): Yonekawa, Flávio
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Common Law
Demonstrações contábeis
Escrituração contábil
Brasil. Lei n. 12.973, de 13 de maio de 2014
Normas contábeis
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: YONEKAWA, Flávio. Quebra do paradigma de conformidade contábil fiscal: enfoque histórico. 2014. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo deste estudo é a contextualização histórica da Lei nº. 12.973/14, que extingue um período de transição, visando a analisar o impacto desta lei sobre o paradigma da conformidade contábil-fiscal. No passado, buscou-se a quebra desse paradigma por meios meramente formais, ao passo que a literatura aponta para a necessidade de alterações no contexto socioeconômico e cultural do país, possibilitando a introdução da perspectiva Commom law. Nesse sentido, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica sobre os aspectos históricos que construíram o paradigma em tela, bem como a pesquisa documental da legislação para possibilitar a análise do contexto em que a Lei nº. 12.973/14 foi publicada. Chegou-se à conclusão que a escrituração contábil não terá relação de dependência com os critérios tributários estabelecidos pela referida lei, vez que o cenário atual impôs a quebra do paradigma de conformidade contábil-fiscal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.