Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LaisaNeriRocha.pdf231,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção das informações contábeis pelas PME de um escritório de contabilidade
Autor(es): Rocha, Laisa Neri
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Pequenas e médias empresas
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: ROCHA, Laisa Neri. Percepção das informações contábeis pelas PME de um escritório de contabilidade. 2014. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Na tentativa de promover melhorias na gestão contábil e empresarial das pequenas e médias empresas, este trabalho tem o intuito de descrever a percepção do conhecimento, por parte dos gestores, da contabilidade aplicável às pequenas e medias empresas de acordo com a norma técnica emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC PME). Nesse sentido, o estudo foi baseado em uma revisão de literatura contábil, e posterior aplicação presencial de questionários contendo 20 questões cada, com temáticas envolvendo a contabilidade abordada pelo CPC PME. A amostra foi composta por gestores do ramo comercial e de serviços, que terceirizam os serviços contábeis por intermédio de escritórios. Em meio a um ambiente onde as relações interempresariais são constantes e sistemáticas, o estudo procurou desenvolver uma analise descritiva, que gerou resultados demonstrados percentualmente no corpo analítico do trabalho. Como auxilio na interpretação das informações, elaborou-se gráficos com vista na analise visual. Após avaliação e mensuração de dados, o trabalho mostrou que os gestores, de modo geral, não conhecem de fato ou não tem interesse na contabilidade regulamentada para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Entretanto, devido ao fato de se depararem no cotidiano com alguns termos e demonstrações requisitadas em processos diversos, a maior parcela de respondentes consegue entender superficialmente o objetivo de cada demonstração.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons