Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcelaMaiadeAraujoAnes.pdf542,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impairment e as empresas brasileiras de trens urbanos e metropolitanos : características da evidenciação contábil
Autor(es): Anes, Marcela Maia de Araujo
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Evidenciação contábil
Trens urbanos e metropolitanos - companhias - impairment
Demonstrações contábeis
Impairment
Trens urbanos e metropolitanos
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: ANES, Marcela Maia de Araujo. Impairment e as empresas brasileiras de trens urbanos e metropolitanos: características da evidenciação contábil. 2013. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Diante de significativas baixas contábeis em 2012 ocasionadas pelo teste de imparidade em grandes empresas, o assunto obteve notoriedade no mercado financeiro e no meio acadêmico. Por essa razão, surge este trabalho com o objetivo de investigar se as companhias de trens urbanos e metropolitanos do Brasil realizam e divulgam o impairment em suas demonstrações contábeis da maneira adequada, além de estabelecer quais são as características da evidenciação contábil e verificar a existência de alguma relação entre as informações divulgadas e as características dos profissionais que as produzem. Para isso, foram escolhidas cinco empresas do setor: CBTU, TRENSURB, CPTM, METRÔ e METRÔ-DF. Na pesquisa foram analisadas as Demonstrações Contábeis e os Relatórios de Administração das empresas desse setor, dos exercícios sociais de 2008 a 2012, bem como os questionários aplicados aos funcionários e ao departamento de contabilidade de cada entidade. Constatou-se que nos exercícios de 2008, 2009 e 2010 as empresas pouco comentavam ou não mencionavam sobre o teste. Em 2011 e 2012 o nível da informação evidenciada foi maior, já que a maioria das empresas fez ao menos menção ao procedimento, embora admitam que não haja indícios de perda de valor recuperável em seus ativos. Assim, há indícios de que o perfil profissional dos funcionários destas companhias relaciona-se com a qualidade das demonstrações contábeis elaboradas, uma vez que a TRENSURB evidencia melhor o impairment e seus funcionários possuem um perfil distinto das demais empresas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons