Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LaraRorizMeireles.pdf868,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de determinantes econômicos que incentivam o mercado brasileiro a realizar o teste de recuperabilidade dos ativos intangíveis
Autor(es): Meireles, Lara Roriz
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Teste de Recuperabilidade - impairment
Ativos (Contabilidade)
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: MEIRELES, Lara Roriz. Avaliação de determinantes econômicos que incentivam o mercado brasileiro a realizar o teste de recuperabilidade dos ativos intangíveis. 2013. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O desenvolvimento do mercado de capitais nas últimas décadas fez com que a busca por informações com maior nível de segurança e clareza por usuários internos e externos influenciasse fortemente o processo decisório.A nova contabilidade portanto, vem sendo estudada e ganha grande destaque nas áreas acadêmicae financeira eé uma fonte de vantagens para as empresas que a dominam.OIASB (IAS 36), o FASB (SFAS 144) e o Brasil (CPC 01, CPC 15 –IFRS 3, Lei 11.638/07) mudaram a forma de tratamento dos ativos intangíveis:o teste de recuperabilidade deve ser realizado quando houver a notoriedade que ocorreu a perda por desvalorização dos intangíveis e não mais a amortização dos mesmos. Otestede impairmenté um exemplo de evidenciação mais clara e confiável a respeito da situação financeira de itens do balanço patrimonial, da estrutura de capital e da posição financeira das empresasjá que a Lei n° 11.638/07 criou o subgrupo de contas “intangíveis’’.O objetivo deste trabalho é identificar se as variáveis econômicas testadas e analisadas são representativaseconomicamente e estatisticamentepara que as empresas realizem o teste de recuperabilidadedos seus ativos intangíveis.Paratal pesquisa, foi selecionada uma amostra de 324 empresas listadas na BM&BOVESPA entre os anos de 2001a 2012. Os dadosforam extraídos na base dados DataStream®Thomsom-Reuters eanalisados no sistema E-views®. A análise dos resultados apresentados confirmou a hipótese formulada que os determinantes econômicos possuem significância econômica e estatísticae influenciam a realização do teste de recuperabilidade dos ativos não tangíveis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons