Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IaradeOliveiraAvila.pdf302,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de desempenho de ações ordinárias e preferenciais no período de 2006-2013
Autor(es): Ávila, Iara de Oliveira
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Mercado financeiro
Ações (Finanças)
Investimentos - análise
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: ÁVILA, Iara de Oliveira. Análise de desempenho de ações ordinárias e preferenciais no período de 2006-2013. 2014. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar o desempenho de ações ordinárias nominativas em relação às ações preferenciais nominativas. Também foi analisado o comportamento dessas ações em relação ao índice de mercado Ibovespa. Foram consideradas dez empresas que emitem ações ordinárias e preferenciais, portanto, utilizou-se vinte séries de ações no total: dez ações ordinárias e dez ações preferenciais para o período de 01 de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2013. O ativo livre de risco utilizado foi o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Para a análise, foram considerados o retorno das ações, o desvio-padrão, o Índice de Sharpe, o Índice de Treynor e o Índice de Jensen. Nos resultados, observou-se que as ações ordinárias apresentaram rendimentos maiores do que as ações preferenciais, assim como todos os demais índices e o desvio-padrão foram superiores para este tipo de ação. Quanto à comparação com o Ibovespa, a maior parte das ações preferenciais mostrou resultados maiores do que o índice de mercado, ao passo que a maioria das ações preferenciais apresentou resultados mais baixos do que o Ibovespa. Apenas o Índice de Treynor mostrou que a maior parte das ações ordinárias ficou abaixo do mercado. Para o desvio-padrão, nove ações de cada tipo ficaram acima da volatilidade observada no índice de mercado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons