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Título: Estudo da similaridade e transparência dos formulários 20-F divulgados pelas empresas brasileiras no mercado de capitais norte-americano
Autor(es): Rocha, Eigy Filipe Leandro da Silva
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Mercado de capitais
Informação contábil
Empresas - políticas de transparência
Data de apresentação: 11-Jul-2013
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: ROCHA, Eigy Filipe Leandro da Silva. Estudo da similaridade e transparência dos formulários 20-F divulgados pelas empresas brasileiras no mercado de capitais norte-americano. 2013. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os formulários 20-F são uma ferramenta criada pela Securities and Exchange Comission, a serem divulgadas pelas empresas estrangeiras que aplicam no mercado de capitais norteamericano, a fim de viabilizar uma comparação entre os investimentos americanos e os investimentos originados do exterior. Ciente da importância e influência que esses formulários têm nas tomadas de decisões dos acionistas, esse estudo tem como objetivo verificar a similaridade e o nível de transparência dos formulários divulgados pelas empresas brasileiras, nos anos de 2010 a 2012, através de sua estrutura. Utilizando um software de análise de conteúdo foram comparados os relatórios do ano de 2010 com os de 2011 e os relatórios de 2011 com os de 2012 de cada empresa, totalizando sessenta relatórios. Essa comparação apresentou a quantidade de palavras e linhas adicionadas, deletadas ou modificadas e, também, o valor das diferenças totais para cada par de relatórios. Com os valores das diferenças totais, e suas médias, foram aplicados dois testes estatísticos que demonstraram uma proximidade entre as médias e a influência que o período 2010-2011 tem no período 2011-2012. Os resultados encontrados permitiram avaliar que a estrutura dos formulários 20-F dessas vinte empresas é muito próxima e, consequentemente, o nível de transparência desejado não é satisfatório. Portanto, as empresas brasileiras têm adotado uma prática que possivelmente as prejudica, pois as informações que ocorrem na realidade deixam de ser divulgadas, perdendo, assim, uma oportunidade de promover a imagem da empresa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
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