Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AislanRodriguesdeSousa.pdf163,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de nível de evidenciação das empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA em relação à interpretação IFRIC 13 – programa de fidelidade de clientes
Autor(es): Sousa, Aislan Rodrigues de
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Fidelização de clientes
Evidenciação contábil
IFRIC 13 - International Financial Reporting Interpretation 13
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: SOUSA, Aislan Rodrigues de. Análise de nível de evidenciação das empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA em relação à interpretação IFRIC 13 – programa de fidelidade de clientes. 2015. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de evidenciação das empresas brasileiras em relações às orientações expressas na interpretação IFRIC 13, que trata da contabilização dos créditos em prêmios dos programas de fidelidade de clientes. Esses programas são estratégias utilizadas pelas empresas, que no intuito de estabelecer relação de lealdade com seus clientes oferecem pontos/milhas associado a compra de produtos ou serviços e que podem no tempo oportuno ser trocados por prêmios. De forma a alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada avaliação através de checklist das notas explicativas relativas ao ano de 2014 de 32 empresas listadas na BM&F Bovespa, utilizando como instrumentos metodológicos índice de nível de evidenciação e análise de conteúdo. Como resultado verificou-se que grande parte das empresas foram enquadradas em nível de baixa evidenciação, sendo que metade das empresas não divulgaram em suas notas explicativas a participação em programa de fidelidade de clientes. Constatou-se por meio da avaliação por setor de atuação que os segmentos Construção e Transporte e Telecomunicações foram os que obtiveram melhor desempenho em relação ao nível de evidenciação. Por fim, da análise de conteúdo realizada percebeu-se que apesar de algumas empresas evidenciarem os itens avaliados pelo checklist, as informações nem sempre eram apresentadas em sua forma mais detalhada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons