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Título: Conectividade da paisagem entre unidades de conservação do Distrito Federal baseada em modelos de custo friccional
Autor(es): Aquino, Igor Guedes de
Orientador(es): Oliveira, Carlos Henke de
Assunto: Ecopaisagem
Corredores ecológicos
Unidades de conservação da natureza
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: AQUINO, Igor Guedes de. Conectividade da paisagem entre unidades de conservação do Distrito Federal baseada em modelos de custo friccional. 2014. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Autores trabalharam de diversas formas, utilizando metodologias diversificadas, para analisar a conectividade da paisagem e propor soluções para sua efetivação. O presente trabalho de conclusão de curso utiliza a ferramenta de custo friccional para fomentar discussões sobre a construção de corredores ecológicos entre Unidades de Conservação do Distrito Federal. Trata-se de uma ferramenta que considera as diferentes resistências que as diversas coberturas do solo da matriz impõem sobre o deslocamento da fauna, atribuindo pesos a unidades da paisagem que possam facilitar ou dificultar a dispersão, fornecer alimentos e diminuir ou aumentar riscos à saúde do animal. Comumente, muitos trabalhos com custo friccional calculam a menor distância relativa entre dois pontos da paisagem, ou seja, que é medida baseada nos pesos atribuídos às unidades da paisagem, formando o caminho de menor custo. Nesse trabalho foi utilizada uma abordagem de múltiplos caminhos de menor custo, implementada a partir da atribuição de um peso muito alto para o primeiro caminho, forçando assim o modelo a traçar um caminho secundário, quando feito o cálculo do caminho de menor custo novamente, que era assinalado com um valor muito alto também e assim sucessivamente. De modo geral, pela análise da dispersão dos caminhos foram identificados três corredores entre o Parque Nacional de Brasília e a Estação Ecológica de Águas Emendadas, em regiões que apresentaram visualmente adensamento intenso de caminhos e três padrões de dispersão entre a Estação Ecológica e um fragmento da Floresta Nacional de Brasília, refletindo a importância de áreas prioritárias para a conservação de populações no Distrito Federal. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Researchers have developed a diversity of ways to determining landscape connectivity and propose solutions to it issues. We used the least cost path analysis with multiple shortest paths for the discussion about landscape corridors implementation between protected areas in the Distrito Federal, Brazil. The least cost path analysis is an approach that takes into account the diverse resistance that a matrix has on the movement of species by assigning weights on different land cover of a landscape. Thus a least cost path is calculated between two points in a landscape based on the distance weighted by the elements of the matrix. To simulate multiple shortest paths, we assigned a high weight value on the least cost path in a way that the next least cost path would not be placed in the same area as the first least cost path and the second path was assigned a high value either to place the third least cost path in a different area than the second and first paths and successively for 30 least cost distances. In a general way, three landscape corridors could be identified by the many least cost paths that were together between the protected areas Estação Ecológica de Águas Emendadas and Parque Nacional de Brasília and the simulation of movement between the protected areas Estação Ecológica de Águas Emendadas and Floresta Nacional de Brasília showed three patterns of dislocation. These results reflected the importance of areas for conservation purposes in Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



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