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Título: Estrelas : do fascínio à ciência, da ciência à educação
Autor(es): Santos, Giselle Thaís Rodrigues dos
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Estrelas
Ciências - ensino - experimentação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: SANTOS, Giselle Thaís dos. Estrelas: do fascínio à ciência, da ciência à educação. 2015. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo das estrelas pode ser observado desde a Antiguidade quando povos de diferentes partes do mundo como babilônios, egípcios e gregos utilizavam as disposições destas no firmamento para compreender fenômenos meteorológicos, prever a melhor época do plantio e colheita de seus grãos, produzir calendários e envolve-las em suas crenças dotadas de misticismo. Além disso, a cartografia das estelas passou a ser utilizada como mapas para rotas comerciais e marítimas e está presente ainda hoje na tradição náutica da Marinha Brasileira. Desse modo, pode-se observar que além do privilégio de se realizar uma prática meramente lúdica ao se avistar um céu abastado destes corpos celestes, pode-se extrair deste tema várias possibilidades de estudo, mesclando áreas do saber voltadas às Ciências Humanas, como história, filosofia e geografia e às Ciências Exatas como a física, química e astronomia. Neste trabalho, registram-se aspectos históricos, tipos, composições químicas e explicações referentes às estrelas, bem como uma proposta de enquadrar este assunto num estudo contextualizado, interdisciplinar voltado ao Ensino de Ciências, interligando o conhecimento científico ao cotidiano dos alunos. Para tanto, propõe-se um Roteiro Experimental no qual é composto por um texto inicial como forma motivacional de estudo, seguido de uma atividade experimental, na tentativa de buscar novas alternativas para um melhor aproveitamento do conhecimento obtido em sala de aula e maior êxito no processo de ensino e aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
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