Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdivaniRosadeOliveira.pdf547,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDeconto, Neuza Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Edivani Rosa de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edivani Rosa de. O desenvolvimento das habilidades de leitura por meio de atividades lúdicas no ensino fundamental. 2015. ix, 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractO objetivo geral do presente trabalho monográfico foi o de analisar desenvolvimento de habilidades de leitura por meio de atividades lúdicas, como as brincadeiras e jogos em três turmas do ensino fundamental, sendo uma turma de 1º ano, uma de 2º ano e outra de 3º ano, em uma escola particular da rede municipal de ensino em Goiânia-GO.Como objetivos específicos foram definidos os seguintes: a) Identificar quais as principais documentos que fundamentam e guiam as práticas didáticas pedagógicas relacionadas às atividades lúdicas e as aprendizagens da leitura na escola pesquisada; b) Levantar como são organizadas, planejadas e vivenciadas as atividades lúdicas para as três turmas (1º, 2º e 3º) do ensino fundamental da escola pesquisada) Verificar junto aos professores que atuam nas três turmas pesquisadas como articulam as atividades lúdicas com o desenvolvimento do gosto e das habilidades de leitura nas três turmas pesquisadas. A pesquisa de campo, bem como a análise e discussão dos dados recolhidos, foi de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Como principais instrumentos e técnicas de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas aplicados ás três professoras. Para complementar e ampliar as informações empíricas utilizei também, observações nas três turmas( 1º, 2º e 3º anos) em que atuam as professoras participantes do presente estudo.A fundamentação para dar sustentação teórica para o presente estudo foi elaborada a partir de estudiosos tais como: Freyre (1988), Vygotsky (2008), Solé (1998),Almeida, (2000),Martins (1994). Como principais constatações e resultados da pesquisa de campo, destaco o empenho e esforço das professoras envolvidas em buscar desenvolver a aprendizagem da leitura a partir de atividades lúdicas. No entanto, as atividades lúdicas enquanto tal, carecem de maiores reflexões, discussões por parte da escola como um todo. De outro lado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem o lúdico com as possibilidades do ensino e aprendizagem da leitura, apesar do esforço das professoras pesquisadas, requer maiores discussões pedagógicas e fundamentações que considerem a complexidade da natureza da aquisição da leitura do texto escrito, que deve vir precedida da leitura de mundo. Para tanto, faz-se necessário também de investimentos por parte da escola no sentido de estimular e oportunizar a formação continuada de seus professores de ensino fundamental.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.titleO desenvolvimento das habilidades de leitura por meio de atividades lúdicas no ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-03-29T13:55:06Z-
dc.date.available2016-03-29T13:55:06Z-
dc.date.issued2016-03-29T13:55:06Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12666-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons