Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf20,36 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAbreu, Alexandre Maduro de-
dc.contributor.authorBênia, André Vieira Paula-
dc.identifier.citationBÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.en
dc.description.abstractCom a mudança no cenário mundial atual, surgiu uma maior interação entre o mundo dos negócios e o esporte. Neste contexto, o termo Marketing Esportivo ganhou notoriedade e interesse de estudos. Não apenas em âmbito mundial o futebol se encontra na primeira posição entre os esportes. No Brasil, há anos, este esporte é o mais praticado e acompanhado pela população brasileira. O objetivo deste estudo é: identificar e analisar os atributos que levam o torcedor do S.C. Internacional a se associar ao clube. Para auxiliar nesta resposta, foram levantadas informações a respeito de Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Torcedor Esportivo e Atributos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa junto aos torcedores do Sport Club Internacional para determinar fatores determinantes na tomada de decisão sobre a adesão ao Programa de Sócio Torcedor do clube. Resultados indicam que atributos relacionados a infraestrutura do clube e a qualidade do evento oferecido são determinantes para a fidelização do torcedor, seguidos por atributos importantes, como autoimagem do indivíduo e sua socialização com outros torcedores, alem da atributos ligados à gestão do clube. Ao final do estudo concluiu-se que os fatores Preços e Descontos, além de Resultados e Produtos não ficaram à frente de dos demais, corroborando com a teoria abordada, que indica a paixão como principal característica deste tipo de torcedor, acima da razão. Com base nos dados e resultados obtidos, conclui-se que o trabalho teve seus objetivos alcançados, sendo possível identificar os atributos determinantes para a fidelização do torcedor.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMarketing esportivoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordSport Club Internacionalen
dc.titleAtributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacionalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-29T17:15:27Z-
dc.date.available2016-03-29T17:15:27Z-
dc.date.issued2016-03-29T17:15:27Z-
dc.date.submitted2016-02-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12681-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons