Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GlendaNalygiaLopesdaSilva.pdf547,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) : um estudo sobre a eficácia da distribuição do livro didático nas escolas rurais de Oiapoque e Macapá - AP
Autor(es): Silva, Glenda Nalygia Lopes da
Orientador(es): Câmara, Leonor Moreira
Assunto: Livros didáticos
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Educação rural
Escolas públicas
Data de apresentação: 2-Dez-2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: SILVA, Glenda Nalygia Lopes da. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): um estudo sobre a eficácia da distribuição do livro didático nas escolas rurais de Oiapoque e Macapá - AP. 2015. 62 f. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este relatório tem como objetivo investigar a eficácia da distribuição do livro didático, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas escolas das regiões rurais do Oiapoque e de Macapá. A legislação vigente determina procedimentos que tornam a entrega morosa e complexa, retirando algumas escolas rurais do ciclo de distribuição como planejado. A imersão foi realizada no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), especialmente na Coordenação de Logística e Distribuição (COLED). Além disso, foram realizadas entrevistas com servidores das Secretarias Municipais de Educação de Oiapoque e de Macapá. Os resultados revelaram que, no âmbito do FNDE, há eficácia na distribuição dos livros para as Secretarias de Educação, contudo, a entrega do livro às escolas rurais nem sempre corresponde ao índice de eficácia encontrado nas zonas urbanas. A entrega do livro aos alunos permite o início de algumas etapas da educação, uma dessas é a de transformar a realidade de diversos indivíduos, especialmente os de comunidades tradicionais e de baixa renda, promovendo cidadania e justiça social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons