Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizCarlosVagosteloVellosodeAraujo.pdf3,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência energética e desempenho térmico do edifício da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, UNB
Autor(es): Araujo, Luiz Carlos Vagostelo Velloso de
Orientador(es): Christakou, Evangelos Dimitrios
Assunto: Eficiência energética
Conforto térmico
Data de apresentação: 9-Jul-2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: ARAUJO, Luiz Carlos Vagostelo Velloso de. Análise da eficiência energética e desempenho térmico do edifício da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, UNB. 2015. xi, 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A eficiência energética dos edifícios possui três focos principais: conceber uma envoltória menos propensa a trocar calor (desempenho térmico), aproveitar a iluminação natural e utilizar equipamentos de iluminação e ar-condicionado mais eficientes. Quando o edifício não possui equipamentos climatizadores (ex: ar-condicionado), o cuidado com o desempenho térmico torna-se ainda mais essencial, pois o conforto do usuário está entre os papeis principais de um edifício, interferindo diretamente no desempenho de suas atividades. Para analisar os parâmetros que influenciam no desempenho térmico de um edifício, faz-se necessário abordar a influência da climatologia e das soluções de engenharia e arquitetura. O uso da tecnologia computacional como a ferramenta Design Builder® permite que o projetista compare soluções e projete edifícios energeticamente mais eficientes e com melhor custo benefício. Colocando em prática os conhecimentos expostos, é realizada a análise do desempenho térmico do bloco D do edifício da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FACE – do campus Darcy Ribeiro, UnB e propostas possíveis estratégias que aprimorem o conforto térmico em seu interior, de forma eficiente e sem o uso de climatizadores artificiais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons