Resumo: | A construção de túneis, especialmente quando técnicas construtivas menos
automatizadas são utilizadas, como o NATM, necessita de alto grau de acurácia na
previsão de deformações. Tal precisão, especialmente em obras geotécnicas, leva à
correta tomada de decisões frente a comportamentos não considerados em projeto,
com a escolha de melhorias das condições de contorno de maciços apropriadas;
apesar disso, tais decisões por vezes são mais frequentes que o desejado. Para que tal
recorrência de soluções adicionais de projeto seja evitada em obras de túneis e para
que em momentos que essas decisões sejam necessárias estas sejam mais expeditas, o
estudo prévio aprofundado das características geomecânicas do maciço e das
condições de contorno dos túneis se faz necessário. A partir dele pode-se ter
modelagens em softwares de simulação computacional com acurácia suficiente e com
resultados mais realistas das condições de campo.
Neste trabalho a análise do comportamento de um túnel já executado será
realizada por meio de simulações computacionais, com a prévia revisão bibliográfica
de soluções comumente aplicadas e o estudo de casos de obra. Nestas simulações,
além de se comparar as deformações de campo com as obtidas pelo software,
idealizou-se soluções hipotéticas de forma a entender como cada uma agiria no
confinamento e nas deformações do túnel analisado. Com isso, tentou-se demonstrar
como estas modelagens podem auxiliar no projeto e execução de uma obra de túneis. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The construction of tunnels, especially when less automated construction
techniques are used, such as the NATM, requires a high degree of accuracy when
predicting deformations. Such precision, especially in geotechnical works, enable
correct decision-making when behaviors not considered in the design are faced, with
the choice of the appropriate improvements of massif boundary conditions;
nevertheless, such decisions are sometimes more frequent than desired. In order that
these recurrent additional solutions are avoided in tunnels and to at times that these
decisions are needed they are quicker, in-depth preliminary study of the
geomechanical features of the massif and the boundary conditions of tunnels is
required. From it, the modeling of tunnels by computer simulations software is
performed with higher accuracy and more realistic results of field conditions.
In this work the analysis of the behavior of a tunnel already executed will be
performed by means of computer simulations, with the prior literature review of
commonly applied solutions and case studies of work. In these simulations, in
addition to comparing the field deformations obtained by the software, hypothetical
solutions are idealized in order to understand how each would impact the confinement
and deformations of the reporting tunnel. Thus, it was attempted to demonstrate how
modeling can assist in the design and execution of a tunnels works. |