Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AlessandraCristinaPontes.pdf6,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os serviços públicos de saúde e o atendimento à população de rua do Distrito Federal : uma realidade precária
Autor(es): Pontes, Alessandra Cristina da Silva Jordão Emerenciano
Orientador(es): Pereira, Camila Potyara
Assunto: Direitos humanos
Brasília (DF) - saúde pública
Pessoas desabrigadas
Política de saúde
Data de apresentação: Dez-2009
Data de publicação: 30-Nov-2010
Referência: PONTES, Alessandra Cristina da Silva Jordão Emerenciano. Os serviços públicos de saúde e o atendimento à população de rua do Distrito Federal: uma realidade precária. 2009. 76 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho aborda a relação entre a população de rua do Distrito Federal e os serviços públicos de saúde a partir de uma perspectiva histórico-estrutural para compreender o segmento em estudo como dialético e produto da história. Buscou-se estudar a assistência médica da população de rua pela saúde pública, propondo identificar os entraves que dificultam o atendimento médico por parte da mesma, bem como analisar a qualidade desse atendimento. Discutiu-se, inicialmente, que a população de rua do Distrito Federal não tinha o seu direito à saúde assegurado pela saúde pública, não só devido a preconceitos e estigmas, mas também por características financeiras – havendo um deslocamento da saúde como direito social para o âmbito da cidadania mercadológica. Para tanto, o trabalho de campo ocorreu em três fases: pré-campo; entrevistas com profissionais da saúde do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF); e, participação no I Censo da População em Situação de Rua do DF. Assim, fora possível conhecer a realidade social da população de rua da capital brasileira, possibilitando a coleta de dados e relatos fiéis de indivíduos ligados a essa realidade. Verificou-se que a população de rua do DF encontra-se em duas situações: ou não consegue ter acesso à saúde pública ou, quando tem acesso, a qualidade deste é questionável. No entanto, para atingir esses resultados, a análise dos dados não foi simplista: procurou apresentar as condições de vida desse segmento populacional aliada aos determinantes presentes na realidade social do mesmo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1281
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.