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Título: Concepção de profissionais bilíngues sobre as contribuições e desafios da escola bilíngue libras e português escrito do DF
Autor(es): Silva, Amanda Coelho da
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Bilinguismo
Surdos - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 9-Dez-2015
Data de publicação: 20-Abr-2016
Referência: SILVA, Amanda Coelho da. Concepção de profissionais bilíngues sobre as contribuições e desafios da escola bilíngue libras e português escrito do DF. 2015. 66f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender como a Escola Bilíngue para Surdos do Distrito Federal contribui para a inclusão dos alunos surdos do processo escolar e seus desafios a partir da concepção de 4 profissionais bilíngues. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica na tentativa de compreender a Educação de Surdos a partir de uma perspectiva histórica e do reconhecimento da diversidade por meio de um breve histórico da educação de surdos no mundo e documentos que garantem a educação inclusiva do surdo no Brasil. O trabalho também apresenta as contribuições que o Projeto Político Pedagógico e as práticas pedagógicas da Escola Bilíngue Libras e Português Escrito do DF pretendem para a educação de surdos por meio de documentos normatizadores da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a partir da observação participante nas turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, turmas bilíngues da escola, e da entrevista semiestruturada realizada com quatro profissionais bilíngues, sendo duas surdas e duas ouvintes. A pesquisa permitiu a apresentação das contribuições e a identificação dos desafios enfrentados pela Escola Bilíngue para Surdos do DF por meio dos resultados das entrevistas caracterizados pelas respostas das profissionais bilíngues. Com esta pesquisa concluiu-se que o aluno surdo passa da invisibilidade social para a visibilidade quando há o reconhecimento da sua diversidade e quando as suas necessidades linguísticas, culturais, históricas, psicológicas e sociais são atendidas no processo escolar incluindo o surdo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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