Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JéssicadeFreitasMedeiros.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperação na educação : uma experiência com jogos numa escola pública da educação básica do Distrito Federal
Autor(es): Medeiros, Jéssica de Freitas
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Jogos cooperativos
Educação de crianças
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 25-Abr-2016
Referência: MEDEIROS, Jéssica de Freitas. Cooperação na educação: uma experiência com jogos numa escola pública da educação básica do Distrito Federal. 2015. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata sobre jogos cooperativos. Para isso são usados alguns dos principais autores que tratam do tema. O principal objetivo é observar como acontece a cooperação entre os alunos. Para isso, foi aplicado um jogo cooperativo com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, verificando como a teoria dos autores de jogos cooperativos se encontra com a prática. No final, percebe-se que a cooperação é possível entre as crianças. Mas como a competição é mais presente nos jogos que estão acostumados, a cooperação se torna complicada de praticar. Pode-se perceber que se o jogo for adequado ao jogador a cooperação surge aos poucos de forma natural. No entanto, se o jogo não for adequado para o grupo a cooperação pode se tornar tediosa e situações de descontentamento tendem a aparecer. Podemos perceber que agir cooperativamente não é simples, mas que é necessária uma primeira experiência para que as próximas sejam menos frustrantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons