Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1293
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SandraMariaGadelha.pdf466,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto do uso nocivo de álcool no trabalho
Autor(es): Gadelha, Sandra Maria
Orientador(es): Prado, Carolina Conceição
Assunto: Saúde e trabalho
Alcoolismo
Alcoolismo e emprego
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 1-Dez-2010
Referência: GADELHA, Sandra Maria. O impacto do uso nocivo de álcool no trabalho. 2010. 41 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho visa avaliar os prejuízos causados pelo uso nocivo de álcool envolvendo os custos diretos, indiretos e intangíveis. Trata-se de um estudo de caso com pessoa do sexo masculino de 50 anos, trabalhador de uma empresa do ramo imobiliário do Distrito Federal. Utilizou-se os seguintes instrumentos: Alcohol Dependence Data Questionnaire (SADD), Fagerstrom Test for Nicotine Dependence (FTND), Short Form Health Survevy (SF 12), The Drinker Inventory of Consequences (DRINC), University of Rhode Island Change Assessmente Scale (URICA), para mensurar o impacto da doença no trabalho utilizou-se o YLD componente do indicador DALY, diante do qual os achados podem ser considerados bastantes significativos, onde o peso da incapacidade encontrado foi de 5,74, superior aos dados populacionais que correspondem a 2,5%. Desta forma enfatiza-se a importância de trabalhos de promoção e prevenção de saúde voltados para temática de uso nocivo de álcool no ambiente de trabalho, seja empresas públicas ou privadas, acredita-se que com isto diminuiria o absenteísmo, o presenteísmo, favorecer-se-ia uma melhor qualidade de vida, que certamente converter-se-ia em melhor produtividade contribuindo para o fortalecimento da empresa, com ganhos na a saúde ocupacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1293
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.