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Título: Solidariedade entre estudantes de ensino fundamental a partir de dilemas morais
Autor(es): Santos, Yara Rodrigues Carvalho dos
Orientador(es): Pato, Cláudia Marcia Lyra
Assunto: Estudantes - solidariedade
Estudantes - desenvolvimento moral
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: SANTOS, Yara Rodrigues Carvalho dos. Solidariedade entre estudantes de ensino fundamental a partir de dilemas morais. 2015. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a construção da solidariedade em estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Planaltina, no Distrito Federal, a partir de dilemas morais elaborados com base no cotidiano escolar. Participaram 20 estudantes entre 6 e 7 anos de idade, dos quais 11 eram meninas e 9 eram meninos, com autorização da escola. Os estudantes foram voluntários e a eles foi assegurado o sigilo e o anonimato. Foram utilizados três dilemas morais que abordavam situações com estudantes na mesma faixa etária dos participantes, confrontando-se interesses e obediência à autoridade, representada pela professora. Após a leitura dos dilemas em forma de histórias para cada participante individualmente, os mesmos deveriam fazer um julgamento procurando se colocar no lugar do estudante representado pelo dilema e manifestar sua decisão. O que deveriam fazer? Implícita estava a ideia do egocentrismo x a solidariedade com o colega. Os resultados revelaram que os estudantes possivelmente encontram-se em fases distintas do desenvolvimento moral. Três grupos foram observados. Um individualista e egocêntrico, um solidário, porém obediente à autoridade e um terceiro solidário, independente da autoridade. Esses achados corroboram as teorias de Piaget e Kohlberg sobre o desenvolvimento moral e sugerem que a professora e a escola como um todo devem fomentar e promover situações de aprendizagem que enfatizem a solidariedade, bem como outros valores como respeito e cooperação, entre outros, compatíveis com a vida em uma sociedade. Espera-se, assim, contribuir para a continuidade do desenvolvimento moral desses estudantes e para a construção de um mundo mais justo e solidário. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to analyze the building solidarity among students of the first grade of elementary school to a public school in Planaltina, in the Federal District, from moral dilemmas drawn up based on the school routine. Attended by 20 students between 6 and 7 years old, of which 11 were girls and 9 were boys, with school authorization. Students were volunteers and they were assured confidentiality and anonymity. Three moral dilemmas were used that addressed situations with students in the same age range of participants, clashing interests and obedience to authority, represented by the teacher. After reading the dilemmas in the form of stories for each participant individually, they should make a judgment seeking to put in place the student represented by the dilemma and express your decision. What should do? Implicit was the idea of self-centeredness x solidarity with fellow. The results revealed that students are potentially at different stages of moral development. Three groups were observed. An individualistic and self-centered, a sympathetic but obedient to authority and a third supportive, independent authority. These findings corroborate the theories of Piaget and Kohlberg on moral development and suggest that the teacher and the school as a whole should encourage and promote learning situations that emphasize solidarity, and other values such as respect and cooperation, among others compatible with the life in a society. It is hoped thus to contribute to the continuity of the moral development of these students and to build a more just and united world.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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