Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ IsabellaFerreiraPacífico.pdf3,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados : a prova de pedagogia do Enade de 2014 e a prova de seleção de pedagogos da Secretaria de Educação do DF de 2013
Autor(es): Pacífico, Isabella Ferreira
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Conhecimento científico
Professores - formação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: PACÍFICO, Isabella Ferreira. Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados: a prova de pedagogia do Enade de 2014 e a prova de seleção de pedagogos da Secretaria de Educação do DF de 2013. 2015. 81, [52] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo saber o perfil do profissional de pedagogia que está sendo formado nas instituições de ensino superior, por meio de uma análise da validade de conteúdo das questões da prova do Enade e da prova da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Averiguar também os conhecimentos pedagógicos que são cobrados nos dois testes padronizados e a carga de ideologia presente nas questões. Utilizamos um questionário padronizado como instrumento de análise aplicado a cada questão das provas. Em resumo, chegamos à conclusão de que tanto a prova do Enade de 2014 quanto a prova da Secretaria de Educação do Df de 2013, estão mais preocupadas com os conhecimentos teóricos do ensino e legislação escolar, do que que com os conteúdos das categorias “o que ensinar” e “como ensinar”, fundamentais para o exercício da profissão. Constatou-se, também, que as duas provas avaliadas são carregadas de conteúdos ideológicos e pouco se preocupam com o conhecimento científico e teorias consagradas no campo da educação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons