Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeonardodeJesusFreitasdeCastro.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Moisés Alves dos-
dc.contributor.authorCastro, Leonardo de Jesus Freitas de-
dc.identifier.citationCASTRO, Leonardo de Jesus Freitas de. Ressignificações cotidianas para ensino de arte na educação de jovens e adultos. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.en
dc.description.abstractNo presente trabalho, apresento primeiramente um histórico de Paulo Freire, seu método e de sua experiência com a alfabetização de adultos e as influências do tempo em que foi realizado o trabalho no método. Apresento também uma análise da minha experiência com regência da disciplina de Artes no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) com base no mesmo método desenvolvido por Freire, levando em consideração outra realidade por ter sido realizada em outro momento da história. Na última parte, apresento proposta de abordagem para esta modalidade com base nos conceitos de apropriação e uso de elementos do cotidiano, presentes em linguagens artísticas desenvolvidas na primeira metade do século XX, ponto em comum com a base da teoria de Freire. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractFirstly, in this current work, I intend to show a brief history about Paulo Freire, his methodology and his experience with adult literacy, and his influences at the time when the work was carried out with his method. Secondly, I also present an analysis of my experience in teaching an art module, in the Ensino de Jovens e Adultos – EJA (Adults and Adolescents Teaching Program), based on Paulo Freire’s method. Taking into account it was fulfilled in another historical context than that described by Freire. Finally, I propose an approach for this method based on the use and appropriation of concepts of daily elements, contained in artistic languages developed on the first half of the 20th century. When Freire’s theory was being formulated.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.titleRessignificações cotidianas para ensino de arte na educação de jovens e adultosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-05-03T20:43:48Z-
dc.date.available2016-05-03T20:43:48Z-
dc.date.issued2016-05-03T20:43:48Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13027-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons