Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunodeOliveiraElias.pdf826,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos do homem e do cidadão : a crítica de Marx em Sobre a questão judaica
Autor(es): Elias, Bruno de Oliveira
Orientador(es): Silva, Maria Lúcia Lopes da
Assunto: Capitalismo
Emancipação humana
Emancipação política
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 19-Mai-2016
Referência: ELIAS, Bruno de Oliveira. Direitos do homem e do cidadão: a crítica de Marx em Sobre a questão judaica. 2015. 62 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata da crítica de Karl Marx no ensaio Sobre a questão judaica aos ―direitos do homem e do cidadão‖ declarados pelas revoluções burguesas dos séculos 17 e 18. Para tanto, contextualiza historicamente o surgimento do capitalismo no período das revoluções burguesas e as formulações do pensamento iluminista que influenciaram declarações de direitos na Inglaterra, Estados Unidos e França. Em seguida, partindo da linha de reflexão de Marx em Sobre a questão judaica, analisa a crítica do autor aos ―direitos do homem e do cidadão‖, aos limites da emancipação política e sua distinção da emancipação humana. Ao final do trabalho, são indicadas interações do tema estudado com o campo do Serviço Social que descortinam possibilidades de estudos futuros sobre a luta por direitos e emancipação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons