Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessicaFerreiraSilva.pdf295,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do tempo até o alivio da dor em pacientes com dor lombar crônica via modelo de riscos proporcionais de COX
Autor(es): Silva, Jéssica Ferreira
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Dor lombar
Modelo de Cox (Estatística)
Análise de sobrevivência
Data de apresentação: 16-Dez-2015
Data de publicação: 19-Mai-2016
Referência: SILVA, Jéssica Ferreira. Análise do tempo até o alivio da dor em pacientes com dor lombar crônica via modelo de riscos proporcionais de COX. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O modelo de Cox é um dos modelos mais citados dentro da literatura de análise de sobrevivência e este trabalho visa uma modelagem dos dados de pessoas que apresentam dor lombar crônica não especí ca, que foram separadas em dois grupos, denominados: Eletropilates Ativo e Eletropilates Placebo. Os pacientes alocados no grupo Eletropilates Ativo são submetidos ao método Pilates e a corrente interferencial ativa e o grupo Eletropilates Placebo são submetidos ao método Pilates combinado com o método corrente interferencial placebo. O objetivo é constatar diferenças signi cativas entre os dois tratamentos, visando observar essas diferenças o alívio da dor é analisado levando em consideração uma redução de 50 e de 30% da dor em relação a dor inicial. As informações são referentes a 137 pacientes e as covariáveis analisadas são: idade, IMC e grupo de tratamento. Dos 137 pacientes, 69 estão alocados no grupo eletropilates ativo e 68 no grupo eletropilates placebo, porém esses pacientes não sabem diferenciar o tratamento que foram submetidos. A censura neste estudo ocorrer em duas situações, quando não foi possível acompanhar o paciente até o m do estudo ou ao m do estudo o paciente não observa o alívio da dor em relação as porcentagens de nidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2015.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons