Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13170
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CristianaSantosTeixeira.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fuga de escravos : usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de História para o ensino médio
Autor(es): Teixeira, Cristiana Santos
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Escravos - abolição
Negros
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Mai-2016
Referência: TEIXEIRA, Cristiana Santos. Fuga de escravos: usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de História para o ensino médio. 2015. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar, com base na teoria das representações sociais, os usos da imagem “Fuga de escravos” de Ângelo Agostini, sua função didática e o modo como ela se articula com os textos na construção/difusão de sentidos para a atuação dos/as negro/as no processo de abolição da escravatura no Brasil. Para tanto, localizamos a imagem em dois livros didáticos de História, destinados a estudantes do segundo ano do Ensino Médio, a saber: “Conexões com a História: da colonização da América ao século XIX” (ALVES; OLIVEIRA, 2010) e “História: das cavernas ao terceiro milênio” (BRAICK; MOTA; 2013). Este estudo pretende ainda verificar se essas obras, incluídas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que distribui gratuitamente livros didáticos para a rede pública de ensino do país, estão em consonância com os critérios de avaliação do programa no que diz respeito às imagens, e se promovem adequadamente a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons