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Título: Gênero discursivo Folia de Reis, revelando cultura e identidades na comunidade Kalunga Vão de Almas
Autor(es): Souza, Erildo Fernandes de
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Festas populares
Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Gêneros textuais
Educação do campo
Data de apresentação: 14-Dez-2015
Data de publicação: 1-Jun-2016
Referência: SOUZA, Erildo Fernandes de. Gênero discursivo Folia de Reis, revelando cultura e identidades na comunidade Kalunga Vão de Almas. 2015. 46 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como tema o Gênero discursivo “Folia de Reis” revelando a identidade cultural na comunidade Kalunga Vão de Almas, tem como objetivo analisar e discutir o gênero discursivo Folia de Reis na construção da identidade e cultura da comunidade Kalunga Vão de Almas. Para fundamentar a pesquisa, busquei Marcushi (2008), Bazermam (2009), Saraiva (2006), Caldart et al. (Orgs) (2012) entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, recorri a Bortoni-Ricardo (2008) e Cresweel (2010). Para geração de dados, foram entrevistadas 08 pessoas com idades diferentes, para podermos analisar suas reflexões sobre Folia de Reis. Com esse trabalho, almejo conscientizar os jovens a não abandonarem suas culturas.
Abstract: This work has as its theme: discursive Genre Folia de Reis, signifying cultural identity in the Kalunga community of Souls - GO, it aims to analyze and discuss the discursive genre Folia de Reis in the construction of identity and culture of Kalunga GO Souls community. In support of research, I sought Marcushi (2008), Bazermam (2009 ), Saraiva (2006), Caldart et al. ( Eds ) ( 2012) among others. For the development of qualitative research, ethnographic, resorted to Bortoni – Ricardo (2008) and Cresweel (2010). To generate data, they interviewed 08 people of different ages, in order to analyze their thoughts on Folia de Reis. With this work, I long to educate young people not to abandon their culture.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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