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Título: Perfil dos óbitos de motociclistas em acidentes de transportes terrestres no Distrito Federal, entre 2004 e 2013
Autor(es): Carvalho, Raiane Camargos de
Orientador(es): Macedo, Osmair Gomes de
Coorientador(es): Faulin, Evandro Francisco
Assunto: Acidentes de trânsito
Motociclistas
Traumatologia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Jun-2016
Referência: CARVALHO, Raiane Camargos de. Perfil dos óbitos de motociclistas em acidentes de transportes terrestres no Distrito Federal, entre 2004 e 2013. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Acidentes de transportes terrestres ou acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública devido aos números expressivos de mortes e incapacidades temporárias ou permanentes de suas vítimas. O objetivo do estudo foi traçar o perfil dos óbitos de motociclistas em acidentes de trânsito e descrever as características destes óbitos no Distrito Federal (DF) no período de 2004 a 2013. Trata-se de estudo descritivo sobre mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte a partir de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram incluídos dados dos óbitos que englobam os códigos V20-V29 da 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças -CID-10 e as variáveis foram o local de ocorrência destes óbitos, estado civil, escolaridade, raça/cor, sexo e faixa etária. Os dados apontam um crescimento do número de óbitos (875 óbitos) no DF, com destaque para óbitos entre homens jovens em idade produtiva, em sua maior parte pessoas solteiras, negras/pardas com oito a 11 anos de estudo. Há um incremento no número de óbitos no período de abril a outubro e a maioria destes óbitos ocorreram em hospitais. Sinaliza-se para a necessidade de se estabelecer estratégias de prevenção mais adequadas para reduzir a mortalidade de motociclistas em acidentes de trânsito.
Abstract: Land transport accidents or traffic accidents are a serious public health problem due to significant numbers of deaths and temporary or permanent disability of his victims. The aim of the study was to trace the profile of motorcyclists deaths in traffic accidents and describe the characteristics of these deaths in Distrito Federal (DF) from 2004 to 2013. It is a descriptive study of mortality of motorcyclists in traffic accidents from the Mortality Information System data. Of deaths data were included which include the V20 - V29 codes of the 10th revision of the International Classification of Diseases -CID -10 and the variables were the place of occurrence of these deaths , marital status, education , race / color, sex and age group. The data indicate an increase in the number of deaths (875 deaths) in the DF, especially deaths among young men of working age, mostly single people, black/brown with eight to 11 years of study. There is an increase in the number of deaths in the period from April to October and most of these deaths occurred in hospitals. If signals to the need to establish more suitable prevention strategies to reduce mortality of motorcyclists in traffic accidents.
Resumén: Los accidentes de transporte terrestre o los accidentes de tránsito son un grave problema de salud pública debido a un número significativo de muertes y discapacidad temporal o permanente de sus víctimas. El objetivo del estudio fue trazar el perfil de los motociclistas muertos en accidentes de tráfico y describir las características de estas muertes en el Distrito Federal (DF) 2004-2013. Se trata de un estudio descriptivo de la mortalidad de motociclistas en accidentes de tráfico de los datos del Sistema de Información de Mortalidad. De las muertes se incluyeron los datos que incluyen los códigos V20 - V29 de la décima revisión de la Clasificación Internacional de Enfermedades -CID - 10 y las variables eran el lugar de ocurrencia de estas muertes , grupo de estatus , la educación , la raza / color, el sexo y lo grupo de edad. Los datos indican un aumento en el número de muertes (875 muertes) en el DF, en especial las muertes entre los jóvenes en edad de trabajar, en su mayoría personas solteras, negro/marrón con ocho a 11 años de estudio. Hay un aumento en el número de muertes en el período de abril a octubre y la mayoría de estas muertes ocurrieron en los hospitales. Existe la necesidad de establecer estrategias de prevención más adecuadas para reducir la mortalidad de motociclistas en accidentes de tránsito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2015.
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