Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13298
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisCristinaMarquesLimaCosta.pdf599,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reintrodução de sulfametoxazol + trimetoprima em pessoas adultas vivendo com HIV/AIDS com história de reação adversa à sulfa
Autor(es): Costa, Thaís Cristina Marques Lima
Orientador(es): Toledo, Maria Inês de
Assunto: Medicamentos - efeitos colaterais
AIDS (Doença) - pacientes
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Jun-2016
Referência: COSTA, Thaís Cristina Marques Lima. Reintrodução de sulfametoxazol + trimetoprima em pessoas adultas vivendo com HIV/AIDS com história de reação adversa à sulfa. 2015. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O sulfametoxazol é uma das sulfonamidas mais utilizadas e mais bem estudadas, porém seu uso entrou em declínio nos últimos anos em decorrência do surgimento de microrganismos resistentes e possíveis reações adversas. O sulfametoxazol + trimetoprima (SMZ+TMP) é um medicamento indicado para profilaxia e tratamento de pneumocistose e toxoplasmose em pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA). No entanto, para as PVHA que apresentam reações de hipersensibilidade associadas à administração de sulfas há poucas alternativas terapêuticas. As reações ocorrem em 29-65% das PVHA, quando comparadas a 2-4% em outros pacientes. Existem vários protocolos de dessensibilização na literatura visando a reintrodução de sulfa para esses pacientes. O objetivo do nosso estudo foi eleger um protocolo de dessensibilização à sulfa para a reintrodução do medicamento em PVHA atendidas no Hospital Universitário de Brasília. Para identificar qual o protocolo mais adequado, foi realizada revisão da literatura na Biblioteca Virtual de Saúde e PubMed. Foram identificados artigos disponíveis nos idiomas inglês e português que contivessem protocolos de tratamento para PVHA, especialmente para adultos, sem limite de data. Foram recuperados nove diferentes protocolos que recomendam administração de SMZ+TMP em pequenas doses com variados esquemas posológicos. Foi escolhido um protocolo de acordo com as necessidades do serviço de saúde, possibilitando a reintrodução da sulfa com sucesso. Após apresentação e discussão com a equipe médica, o protocolo foi modificado e sua implementação poderá contribuir para melhorar a qualidade do atendimento e segurança de PVHA com história de reações adversas a sulfas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2015.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons