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Título: Avaliação em música : reflexões a partir de experiência docente no ensino médio do DF
Autor(es): Miranda, Rafael Alves
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Avaliação educacional
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Jun-2016
Referência: MIRANDA, Rafael Alves. Avaliação em música: reflexões a partir de experiência docente no ensino médio do DF. 2015. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa teve como foco debater conceitos, funções, modelos e práticas avaliativas presentes na Educação Escolar e no Ensino Médio brasileiro buscando também identificá-los na Educação Musical. As questões de investigação tiveram origem na minha prática docente, realizada em escola da rede particular de ensino do Distrito Federal, onde me deparei com desafios referentes à avaliação em música na escola. O trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica na área educacional em geral e com recorte para a Educação Musical, sempre utilizando referências dos documentos oficiais para a Educação Básica no Brasil. A influência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília ficou evidente na minha experiência docente e pôde ser constatada na bibliografia relacionada ao programa, também abordada no presente trabalho, buscando investigar os princípios norteadores do programa e a sua aplicação efetiva nas provas de música. Por isso, busquei analisar itens de provas do PAS/UnB e das minhas próprias avaliações, trazendo um olhar interpretativo baseado na literatura pesquisada. Entre os autores pesquisados estão Sacristán (1998), Demo (1999), Luckesi (2002; 2008), Chueiri (2008), Fernades (2005; 2006) da área da educação, Grossi (2003), Del Ben (2003) e Swanwick (2003), nos estudos sobre educação musical e Rabelo (2014), Azevedo (2012), Reis (2011), Montandon, Azevedo e Silva (2007) e Basali e Ferlim (2013) que discorrem sobre o PAS/UnB e a inserção da música no programa. A análise dos meus itens visa propiciar uma auto-avaliação e inferir a aplicação dos princípios evidenciados na pesquisa e as limitações para sua realização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
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