Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NataliaAquinodeFreitasTristao.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Método de sincronização de tensão em malha fechada para conversores trifásicos
Autor(es): Tristão, Natália Aquino de Freitas
Orientador(es): Soares Júnior, Lélio Ribeiro
Assunto: Redes elétricas
Conversores trifásicos
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 23-Jun-2016
Referência: TRISTÃO, Natália Aquino de Freitas. Método de sincronização de tensão em malha fechada para conversores trifásicos. 2014. vii, 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O avanço e a utilização de novas tecnologias tem contribuído para um aumento de distúrbios nas tensões dos sistemas elétricos, tais como desequilíbrios, distorções harmônicas e variações de frequência, entre outros. Esses distúrbios podem trazer consequências indesejáveis para a operação de conversores trifásicos conectados à rede, comprometendo a geração de energia. Como possíveis consequências, destacam-se as distorções nos sinais de sincronização gerados pelo conversores. Com o intuito de fazer a sincronização de um conversor trifásico com a rede de energia elétrica, este trabalho faz um estudo sobre métodos de sincronização de tensão em malha fechada. Avaliam-se as técnicas mais utilizadas na literatura e seleciona-se uma para a aplicação em questão. Esta seleção é feita de acordo com critérios determinados, a saber: simplicidade estrutural do projeto e da implementação, a adaptabilidade a possíveis variações de frequência na tensão da rede e insensibilidade tanto a distorções harmônicas quanto a desequilíbrios da tenão da rede. Faz-se ainda um levantamento de estudos comparativos entre os métodos de sincronização para ratificar a escolha. Por fim, são realizadas simulações computacionais para a comprovação do bom desempenho no cálculo do ângulo de sincronização da técnica escolhida em diferentes situações de distúrbios na rede elétrica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons