Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JainilsonAparecidoSantanaSoares.pdf713,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de recursos alternativos em aulas experimentais de química no ensino médio para a educação do campo
Autor(es): Soares, Jainilson Aparecido Santana
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Química - estudo e ensino
Educação do campo
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 24-Jun-2016
Referência: SOARES, Jainilson Aparecido Santana. Aplicação de recursos alternativos em aulas experimentais de química no ensino médio para a educação do campo. 2015. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este trabalho pauta-se no estudo relacionado à experimentação no ensino de Química para a Educação do Campo, na perspectiva de aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos educandos, de maneira educativa e prazerosa, com o objetivo de motivá-los a aprenderem a Química de forma agradável. Já que os materiais que hoje são utilizados pelas escolas do campo não despertam no educando o interesse em aprender de forma efetiva o conteúdo trabalhado. Visto que muitas pesquisas hoje realizadas mostram que as atividades experimentais quando utilizadas em sala de aula, fazem com que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma mais efetiva despertando assim no educando um caráter investigativo e, por conseguinte aumentando o conhecimento adquirido. Nesta monografia busca-se verificar a importância das atividades experimentais, com o uso de recursos alternativos, em sala de aula na aprendizagem dos educandos.
Abstract: This work is guided in the study related to experimentation in teaching chemistry for education field with a view to bring the content taught in the classroom with the reality of students, educational and enjoyable way, in order to motivate them learn to pleasantly chemistry. Since the materials that are now used by schools in the country do not arouse the student's interest in learning effectively worked the content. Since many studies now show that the experimental activities when used in the classroom, make the process of teaching and learning occurs more effectively thus arousing the learner an investigative character and therefore increasing the knowledge acquired. This monograph seeks to verify the importance of experimental activities with the use of alternative resources in the classroom learning of students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons