Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuisaCristinaSantAnnaMonteiroRocha.pdf16,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O trânsito em arte : projeto de oficinas de artes inter-relacionadas com educação no trânsitos nas escolas do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Luísa Cristina Sant'anna Monteiro
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Arte na educação
Arte - estudo e ensino
Oficina de artes
Trânsito - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Jun-2016
Referência: ROCHA, Luísa Cristina Sant'anna Monteiro. O trânsito em arte: projeto de oficinas de artes inter-relacionadas com educação no trânsitos nas escolas do Distrito Federal. 2015. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este projeto baseou-se na necessidade de falar com os jovens do terceiro ano do ensino médio sobre a educação no trânsito através de oficinas em sala de aula, usando-o como um tema interrelacionado ao currículo das aulas de artes nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Através do estudo feito sobre a legislação de trânsito, a legislação da educação brasileira e trabalhos acadêmicos disponibilizados pela biblioteca do DETRAN-DF sobre o tema, foi vista a possibilidade de trabalho e que as leis possibilitam o seu ensino nas escolas. As oficinas de arte visam trabalhar as habilidades artísticas dos alunos estudando os elementos visuais utilizados nas sinalizações de trânsito e associando-os com os elementos utilizados nas obras de arte das vanguardas européias, através de uma metodologia baseada nos estudos de Rudolf Arnheim, Donis A. Dondis, na teoria da Gestalt e na semiótica. Estas oficinas também têm como objetivo trabalhar com o senso crítico dos alunos em relação à segurança comunitária, seus deveres como pedestres e futuros condutores. Por meio deste projeto de oficinas artísticas, acredita-se na conscientização dos jovens sobre os riscos de acidentes de trânsito, a importância das sinalizações para pedestres e motoristas, o incentivo à criatividade e ao mesmo tempo a sua preparação para os estudos posteriores.
Abstract: This project was based in the need to talk to the high school students about traffic education through art workshops in the classrooms, using it like an interrelated theme to arts class curriculum of public and private schools from Distrito Federal. Through the studies about traffic legislation, the Brazilian education legislation and avaliable academic works by DETRAN-DF library about the theme, was seen the possibility of work and the laws allows your education in the schools. The arts workshops aim work the artistic skills of students studying the visual elements used in the traffic signaling and associating with the elements used in the Avant-garde arts, through a methodology based in the studies of Rudolf Arnheim, Donis A. Dondis, in Gestalt theory and semiótics. These workshops aim too work the critic sense of the students in relation about comunity security, their duties as citizens and future drivers. By this arts workshops project, it's believed in the awareness about the traffic accident risks, the the importance of signaling to the pedestrians and drivers, the incentive to the creative and at the same times their preparing to the future studies.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons