Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1351
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AriostoNogueira_ElderCarmona.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade da aplicação do Balanced Scorecard em uma universidade pública : análise de uma unidade descentralizada da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Lustosa, Ariosto Nogueira
Carmona, Elder Ayres
Orientador(es): Marcelino, Gileno Fernandes
Assunto: Universidades e faculdades - planejamento
Universidades e faculdades - administração
Universidades e faculdades - indicadores
Balanced Scorecard (BSC)
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 15-Jun-2007
Data de publicação: 9-Dez-2010
Referência: LUSTOSA, Ariosto Nogueira; CARMONA, Elder Ayres. Viabilidade da aplicação do Balanced Scorecard em uma universidade pública: análise de uma unidade descentralizada da Universidade de Brasília (UnB). 2007. 80 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O planejamento do ensino superior no Brasil (especialmente no ensino de graduação) tem sido feita com base na experiência adquirida em estudos, projeções de cenários e planejamentos estratégicos. Estes instrumentos têm se mostrado eficientes e eficazes, em que pese o elevado custo. Na década de 90, Kaplan e Norton descreveram o Balanced Scorecard (BSC) como “um conjunto de indicadores que proporciona aos gerentes uma visão rápida e abrangente, de toda a empresa”. Estes indicadores são capazes de identificar e quantificar ações do passado e presente, bem como complementar, com indicadores operacionais, qual a satisfação dos clientes, identificar a razoabilidade dos processos internos e a capacidade da organização aprender e melhorar. Estes indicadores, ou medidores de desempenho buscam sintetizar as condições objetivas do mundo real em que a operação efetivamente acontece, traduzindo em números a situação do ambiente, do negócio, da interação entre eles, fazendo a ponte entre a organização e os executivos, de forma a dar conhecimento do desempenho alcançado, em quais condições isto se deu e as manifestações e tendências predominantes. A utilidade desses indicadores de desempenho, portanto, vai além da quantificação numérica dos resultados obtidos e além do conjunto de situações que circunscrevem a operação. Pode-se deduzir que os indicadores do desempenho norteiam as organizações no julgamento da operação e fornecem o referencial para as decisões que definirão o seu futuro. O presente trabalho objetiva, com base na metodologia Balanced Scorecard (BSC), descrever as características desse sistema de gestão estratégica e a sua aplicabilidade a uma universidade pública, tomando como ponto de partida uma Unidade Descentralizada da Universidade de Brasília (UnB)/Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE). Utilizou-se, como método de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados por meio de questionário fechado, entrevistas e visitas a empresas públicas que vivenciaram a implantação do Balanced Scorecard (BSC).
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.1351
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Gerencial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.