Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CristianoFerreiradeOliveiraCosta.pdf429,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos do salário mínimo sobre a taxa de emprego no Brasil
Autor(es): Costa, Cristiano Ferreira de Oliveira
Orientador(es): Matsushita, Raul Yukihiro
Assunto: Salário-mínimo
Análise de regressão
Emprego
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Jul-2016
Referência: COSTA, Cristiano Ferreira de Oliveira. Os efeitos do salário mínimo sobre a taxa de emprego no Brasil. 2015. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A criação do salário mínimo (SM) foi idealizada como forma de assegurar ao trabalhador o recebimento de uma remuneração que viabilize condições mínimas de sobrevivência. O mesmo também tem função de combate à pobreza, porém a política do SM tem sido objeto de discussão quanto a sua real capacidade na geração de emprego. Diante da importância do SM na economia brasileira e dos efeitos que esta política exerce no mercado de trabalho, temos como objetivo principal neste projeto, quantificar os efeitos do SM na taxa de emprego no Brasil. Ademais, foram agregadas variáveis macroeconômicas ao estudo. Para a realização do projeto foi utilizado o método de regressão beta introduzida por Ferrari e Cribari-Neto (2004), uma vez que a variável resposta é uma proporção. Este método foi proposto como uma alternativa ao modelo de regressão linear, dado que transformações na variável resposta apresentam desvantagens quanto à interpretação dos parâmetros e a presença de assimetria. Os resultados obtidos indicam que o salário mínimo não influencia significativamente na taxa de emprego no Brasil, porém as demais variáveis macroeconômicas utilizadas no estudo foram significativas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2015.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons