Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_ClarissaIrala_MegHoffmann.pdf406,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento no trabalho de funcionários do serviço de nutrição do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Irala, Clarissa Hoffman
Hoffmann, Meg Schwarcz
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Comprometimento organizacional
Satisfação no trabalho
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 9-Dez-2010
Referência: IRALA, Clarissa Hoffman; HOFFMANN, Meg Schwarcz. Comprometimento no trabalho de funcionários do serviço de nutrição do Hospital Universitário de Brasília. 2007. 71 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar o grau de comprometimento organizacional, de comprometimento com o trabalho e de comprometimento com a carreira dos funcionários do serviço de nutrição do Hospital Universitário de Brasília -HUB. Baseando-se na idéia de que os interesses entre os indivíduos em seu ambiente de trabalho se manifestam através da manutenção de comportamentos capazes de contribuir na realização do trabalho, avaliou-se os três diferentes focos do comprometimento organizacional, com a carreira e com o trabalho e o desempenho desses funcionários. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários validados onde obteve-se, ao todo 46 questionários respondidos, sendo 15 de nutricionistas, 11 de técnicas em nutrição e 20 de outros funcionários que atuam na área (cozinheiros, açougueiros, copeiras, etc). A amostra foi composta na sua maioria por mulheres (88,9%) jovens com idade média de 33 anos, metade casada (53,3%), com nível superior de escolaridade, tendo como vínculo empregatício uma prevalência de contratados com tempo médio de 3 anos na instituição. O cargo de maior freqüência na pesquisa foi o de nutricionista (34,1%). Após a tabulação dos dados coletados, foram realizadas as análises descritivas (distribuição das freqüências, médias e desvios padrão) das variáveis de comprometimento com a organização, trabalho e desempenho individual. Os dados revelaram que há um baixo comprometimento organizacional tanto afetivo quanto instrumental ou normativo com a organização. Separando-se os grupos de nutricionistas, técnicas em nutrição e funcionários, o grupo de nutricionistas foi o mais comprometido afetivamente. A inexistência de comprometimento afetivo entre as técnicas em nutrição pode indicar intenção de abandono do emprego. A amostra apresentou comprometimento afetivo com a carreira e comprometimento com o trabalho e o desempenho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.1358
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Gerencial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.