Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13594
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CaioRodriguesBarroso.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O distanciamento entre discurso e prática : uma análise da responsabilidade e evidenciação social vis-à-vis gerenciamento de resultados
Autor(es): Barroso, Caio Rodrigues
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Gerenciamento de resultados (GR)
Responsabilidade social
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: BARROSO, Caio Rodrigues. O distanciamento entre discurso e prática: uma análise da responsabilidade e evidenciação social vis-à-vis gerenciamento de resultados. 2014. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar se existe a tendência de empresas brasileiras com maior nível de divulgação de práticas de responsabilidade social, ou social disclosure (SD), apresentarem menor gerenciamento de resultados (GR). É investigado ainda se essa tendência é observada quando as empresas são denominadas como socialmente responsáveis. O estudo se mostra relevante no sentido de revelar se uma maior transparência em ações de responsabilidade social corporativa (RSC) resulta na adoção de melhores práticas contábeis, sendo essas representadas pela proxy gerenciamento de resultados. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foram analisadas as empresas integrantes das carteiras do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) dos anos de 2008 a 2012, assim como um grupo de controle constituído por empresas que não integraram a carteira nesse período. Para avaliar os níveis de social disclosure, foi considerado um índice que mensura os níveis de transparência de investimentos em projetos de cunho social e ambiental avaliando as informações contidas nos relatórios de responsabilidade social. Além disso, foi utilizado o modelo de Kang e Sivaramakrishnan (1995) para estimar os accruals discricionários, proxy de gerenciamento de resultados. Os resultados obtidos a partir da regressão em painel com efeitos fixos apontam que o nível de SD é significante e negativamente relacionado às práticas de GR. Por outro lado, a identificação de empresas como socialmente responsáveis, por meio da participação da carteira do ISE, não foi significante quanto a um maior ou menor gerenciamento de resultados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons