Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicadeAmorimGomes.pdf838,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Música urbana : ascensão do rock brasiliense na década de 80
Autor(es): Gomes, Jéssica de Amorim
Orientador(es): Barroso, Eloísa Pereira
Assunto: Música urbana
Rock
Música - Brasília (DF)
Ditadura e ditadores
Música
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jul-2016
Referência: GOMES, Jéssica de Amorim. Música urbana: ascensão do rock brasiliense na década de 80. 2016. 54 f. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O rock brasiliense é um movimento de extrema importância para o Brasília. A principal motivação para a realização deste trabalho é compreender como Brasília adquiriu o título de ‘‘capital do rock’’. Será abordada um pouco da história do rock brasiliense que começou a dar os primeiros passos ainda no final da década de 70, chegando ao ápice na década de 80, juntamente ao rock paulistano e carioca. Além disso, há uma análise do cenário político e resumo do país no recorte proposto, além das mudanças ocorridas na música por conta da censura imposta pelo regime militar e também por influências musicais do exterior. A forte ligação de Brasília com o repertório das bandas brasilienses permite pensar a cidade através das letras musicais e também por meio de perspectivas da História Cultural, em que relatos de moradores e frequentadores da cidade na década de 80 ajudam a ressignificar uma memória coletiva.
Abstract: The Brasiliense rock is an extremely important move for Brasilia. The main motivation for this work is to understand how Brasilia acquired the title of '' rock capital ''. Some of the history of Brasilia rock that began to take the first steps in the late 70s, reaching its apex in the 80s along the São Paulo and Rio rock will be addressed. In addition, there is an analysis of the political landscape and country summary of the proposed cut, in addition to changes in the music due to the censorship imposed by the military regime and also by musical influences from outside. The strong connection of Brasilia with the repertoire of Brasilia bands to suggest the city through the musical letters and also through perspectives of Cultural History, where reports of residents and city goers in the 80 help reframe a collective memory.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons