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Título: Inclusão escolar : um novo olhar sobre o aluno incluso em uma escola municipal de São João D'Aliança-GO
Autor(es): Medeiros, Adriana Chaves Cordeiro de
Orientador(es): Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Políticas educacionais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Interação social
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Jul-2016
Referência: MEDEIROS, Adriana Chaves Cordeiro de. Inclusão escolar: um novo olhar sobre o aluno incluso em uma escola municipal de São João D'Aliança-GO. 2015. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Considerando as questões do acesso e da permanência dos alunos com necessidades educacionais em uma escola municipal de São João d’Aliança - GO, este estudo investiga e traz à discussão assuntos referentes a política de inclusão que a escola adota a realidade interacional dos professores e dos alunos portadores de necessidades educacionais. Nesse percurso, a visão desses professores em relação à inclusão escolar se faz necessário, tendo em vista a relação entre disposição e efetivação da abordagem inclusiva nas escolas. Para alcançar os objetivos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, questionário com perguntas fechadas e abertas, bem como (três) sessões de observação in loco. Dentre os resultados encontrados, destacamos o fato de que os (quatro) professores entrevistados terem como meta frequentar um curso de capacitação na área de inclusão. Considerando essa informação e outras contidas nesta pesquisa, os resultados apontam que a inclusão escolar tem em sua base a capacitação do professor como prioridade para que assim se efetive a educação inclusiva. Os resultados falam a favor de que todo avanço observado nos dias atuais é um novo começo para um caminho que é percorrido sobre forte luta, uma luta de direitos dentre eles, como professor, destaca-se o direito à educação igualitária não importando condição física, intelectual e social.
Abstract: Considering the issues of access and retention of students with educational needs in a municipal school of São João d’Aliança - GO, this study investigates and brings to discussion issues related to political inclusion that the school adopts the interactional reality of teachers and students with educational needs. Along the way, how these teachers regarding school inclusion is necessary in view of the relationship between disposition and execution of the inclusive approach in the schools. To achieve the objectives of this work, we carried out a bibliographical research, questionnaire with closed and open questions and (three) on-site observation sessions. Among the findings, we highlight the fact that the (four) teachers interviewed have a goal to attend a training course in the inclusion area. Considering this and other information contained in this research, the results show that the school inclusion has at its base the teacher training a priority so that becomes effective inclusive education. The results speak in favor of every advance observed in the present day is a new beginning to a path that is traversed on strong fight, a right to fight among them, as a teacher, there is the right to equal education regardless of physical condition, intellectual and social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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