Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MariliadePaivaDias.pdf3,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cienciometria : estudo sobre leishmaniose, tripanossomíase americana e plantas medicinais no mundo
Autor(es): Dias, Marília de Paiva
Orientador(es): Albernaz, Lorena Carneiro
Assunto: Leishmaniose
Tripanossomose
Chagas, Doença de
Plantas medicinais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Jul-2016
Referência: DIAS, Marília de Paiva. Cienciometria: estudo sobre leishmaniose, tripanossomíase americana e plantas medicinais no mundo. 2016. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A leishmaniose e a tripanossomíase americana são doenças que atualmente atingem o mundo inteiro, entretanto elas são as mais encontradas em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, fato este que muitas vezes não atraia tanto o incentivo financeiro em pesquisas por parte dos grandes centros e das indústrias farmacêuticas. Nesses países percebe-se que o uso de plantas medicinais como medicina alternativa é bastante disseminado. Esse uso deve-se à facilidade de acesso às plantas em relação aos medicamentos sintéticos. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo cenciometrico sobre a busca de novas plantas e substâncias vegetais no combate a leishmaniose e doença de chagas, direcionando assim futuras pesquisas, pois irá satisfazer a necessidade de uma visão global das atividades de investigação. Para a pesquisa foi empregada a base de dados ThomsonISI Web of Science, com artigos de 1994 a 2014, utilizando o termo "Plants and Leishmania or Trypanossom or Chagas" como palavra-chave. Foram avaliados 762 artigos, em cada selecionado foram coletadas as seguintes informações: título do artigo, quantidade de autores, instituições responsáveis pelo estudo, local das instituições, ano de publicação e as plantas que foram estudadas. Por meio de análises desses dados foi possível verificar as tendências dos estudos sobre o tema. A maior parte dos artigos analisados foi produzida pelos EUA, e o Brasil, país com alta incidência destas duas doenças ficou em sexto lugar, principalmente nos anos em que ocorreram grandes movimentos migratórios, o que possibilitou a disseminação destas pelos grandes centros e a necessidade de novos estudos. Entretanto, verificou-se a disseminação destas pelos grandes centros e a necessidade de novos estudos. Entretanto, verificou-se que ainda existem países com grande incidência destas doenças com um número de pesquisas muito baixo perto do impacto na saúde pública destes locais. Identificamos ainda que o uso de plantas medicinais é bastante comum nos estudos analisados, o que corrobora sua importância e principalmente a necessidade de mais incentivo em pesquisas nestas áreas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2016.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons