Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaPaulaFerreiraRodrigues.pdf501,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficácia e segurança de polimixinas no tratamento de infecções por microrganismos produtores de carbapenemase : revisão da literatura
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula Ferreira
Orientador(es): Toledo, Maria Inês de
Assunto: Bactérias
Microorganismos
Microorganismos antimicrobianos
Infecção hospitalar
Polimixinas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Jul-2016
Referência: RODRIGUES, Ana Paula Ferreira. Eficácia e segurança de polimixinas no tratamento de infecções por microrganismos produtores de carbapenemase: revisão da literatura. 2016. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A resistência bacteriana constitue um grande problema dentro das unidades de internações em hospitais. Nesse contexto as bactérias multirresistentes conhecidas como produtores de KPC representam bastante preocupação, tanto pelas altas taxas de mortalidade como pela dificuldade de medicamentos eficazes e efetivos disponíveis para o tratamento. As polimixinas são praticamente a única classe terapêutica capaz de combater a infecção por esses microrganismos resistentes, porém observa-se na literatura poucos dados e informações divergentes sobre esses medicamentos. Esta revisão tem como objetivo levantar os artigos que abordam os temas: eficácia, segurança e monoterapia e terapia combinada de polimixinas. Foi realizado levantamento na Biblioteca Virtual de Saúde incluindo todas as bases de dados disponíveis. Os artigos incluídos conforme os critérios definidos foram analisados e os dados tabulados em figuras e tabelas. Foram incluídos 15 artigos que continham os temas de interesse sendo a maioria dos estudos revisões sobre eficácia e publicados em 2015. Apesar dos estudos identificados ainda persistem muitas questões a serem esclarecidas quanto ao uso de polimixinas no tratamento de infecções por microrganismos produtores de KPC.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2016.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons